Incêndios florestais afetam qualidade do ar em cidades do Amazonas, alerta da Defesa Civil
24/11/2024
Aviso, válido até as 10h desta segunda-feira (25), orienta a população sobre os possíveis desconfortos respiratórios, especialmente para pessoas sensíveis à fumaça. Um homem atravessa a fumaça de incêndios florestais perto do rio Madeira durante a estação seca em Humaitá, no Amazonas, em 7 de setembro de 2024.
Edmar Barros/AP
A Defesa Civil emitiu um alerta neste domingo (24) sobre a qualidade do ar em vários municípios do Amazonas, devido a incêndios florestais em áreas não protegidas. O aviso, válido até as 10h desta segunda-feira (25), orienta a população sobre os possíveis desconfortos respiratórios, especialmente para pessoas sensíveis à fumaça.
Conforme o órgão, os sensores de qualidade do ar indicaram concentrações elevadas de material particulado (MP2,5) acima de 25 µg/m³, classificando o nível de qualidade do ar como moderado em Manaus e em nove cidades do interior do estado. Veja lista abaixo:
Novo Airão
Manacapuru
Manaquiri
Careiro
Borba
Anori
Manicoré
Lábrea
Apuí
Material particulado (MP2,5) acima de 25 µg/m³" significa que há uma concentração de partículas finas no ar, com tamanho menor que 2,5 micrômetros, acima de 25 microgramas por metro cúbico de ar.
Isso indica que a qualidade do ar está moderada, podendo afetar pessoas sensíveis, como crianças, idosos e quem tem problemas respiratórios, mas não representa risco grave para a população em geral.
Estiagem e incêndios florestais atingem município do AM